sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Concordância na voz passiva

         E-mail de C. Feliciano: “Professor, tenho uma dúvida a respeito de concordância. O certo seria: ‘Não são todos os dias em que se escreve cinco páginas’ ou ‘Não são todos os dias em que se escrevem cinco páginas’? A dúvida é sobre o verbo escrever. Agradeço o esclarecimento.”
                                        ****

        Antes de responder sua pergunta, quero fazer um comentário sobre o “Não são... em que”. Nesse tipo de estrutura, o verbo “ser” não se flexiona nem o “que” vem antecedido de preposição; tem-se aí a expressão de realce “é que”, invariável. 
      A concordância correta é: “Não é todos os dias que se escrevem cinco páginas (o “é que” pode ser retirado: “Todos os dias não se escrevem cinco páginas”). O verbo “escrever” fica no plural por concordar com o sujeito “cinco páginas”, já que a oração está na voz passiva (Todos os dias cinco páginas não são escritas).
          Há controvérsia sobre essa concordância. Alguns defendem que o “se” indetermina, em vez de apassivar, o que levaria o verbo para a terceira pessoa do singular (se escreve). No entanto, se o texto é formal, deve-se respeitar a norma culta e fazer a concordância do verbo com o sujeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário